Cupim na brasa

Como assar um cupim perfeito na brasa

Se você perguntar a qualquer churrasqueiro profissional qual é o segredo de assar um cupim perfeito, a resposta será… Paciência. Trata-se de uma carne versátil, que pode ser assada na brasa, no forno ou até cozida na panela de pressão, mas nunca se você estiver com pressa.

Isso porque da preparação até servir o tempo varia de 4 a 5 horas, até ultrapassando isso. Portanto, apesar de ser uma peça deliciosa quando bem feita, não faça dela o único prato do seu churrasco! Senão seus convidados podem ficar bastante impacientes.

Alcançar o ponto perfeito do cupim é uma tarefa para os churrasqueiros experientes, mas se você observar alguns pontos importantes, já terá meio caminho andado. Confira alguns deles abaixo:

Aproveitar as grandes quantidades de gordura

O cupim é uma peça das costas do boi. Ao contrário da picanha, não tem uma camada de gordura bem distinta. Ela se espalha pelas fibras, juntamente a alguns nervos. É uma das peças mais gordurosas do animal, e você tem que tirar proveito disso. É um detalhe fundamental no bom preparo do corte.

A gordura derrete e é expelida do interior à superfície da carne, ajudando a assá-la – é por isso que se cobre a peça com alumínio ou papel celofane para churrasco.

Abusar da versatilidade no preparo do cupim

Como já citado, você pode preparar o cupim de várias maneiras, bem como usar a sua criatividade para caprichar nos temperos. Há quem goste de rechear a carne com bacon e linguiça; temperar com pimenta, manteiga, pasta de alho e outros condimentos. Como estamos falando de churrasco na brasa, vamos manter a simplicidade: sal grosso.

A distância certa da brasa

Para assar um cupim, é necessário ter uma churrasqueira adequada. Você, definitivamente, não deve tentar assar o cupim se só puder fazê-lo próximo da brasa, nem, tampouco, fazer isso de propósito esperando que fique pronto mais rápido – isso vai estragar o seu ponto, deixando-o duro.

Além disso, o preparo será dividido em etapas. E isso define o tipo de churrasqueira que será necessária, pois no começo o espeto deverá ser posicionado longe da brasa, e conforme o processo evolua, mais próximo. Lembrando que a brasa deve ser sempre uniforme e não cheia de labaredas.

Bote a mão na massa

  • Escolha uma peça de 1,5 a 3kg, observando o tom da gordura, que deve ser bem pálido ou levemente amarelado – se passar disso, vai ficar dura;
  • Faça nela vários furos (não precisa ser muito profundo, apenas alguns centímetros), isso vai garantir sua maciez;
  • Salpique sal grosso, esse é o momento no qual você soltaria a sua criatividade, acrescentando temperos e condimentos diversos, e dependendo, até teria de deixar a carne marinando, mas hoje vamos simplificar e falar de um preparo fácil para churrasco;
  • Espete a peça, de preferência com um espeto único, de uma só lâmina;

  • Enrole-a, com papel celofane de churrasco (ideal, pois você conseguirá acompanhar quando a gordura estiver borbulhando e ajudando a assar a peça) ou papel alumínio, dando algumas voltas – algumas receitas sugerem 8 voltas, para um preparo no forno, mas o importante é a pressão no interior do embrulho;

  • Coloque para assar, aqui é a hora em que você vai precisar de paciência! Espere em torno de duas horas, quando você deve virar a carne e esperar a mesma quantidade de tempo;

  • Desembrulhe, mas cuidado! Prefira fazer isso sobre uma pia, pois, além de estar quente, vai derramar muita gordura, que pode cair sobre outras carnes ou levantar várias labaredas;

  • Sirva em lascas, cortando sempre os pedaços mais assados, enquanto você deixa o resto dourando;

E aí, arrebentou no cupim? Dá trabalho, né? Preparar um bom churrasco é uma verdadeira arte. Se você não quer ter que se preocupar com preparar a carne, se queimar ou ter que organizar tudo depois, contrate um profissional. Vai garantir a melhor qualidade e fazer o que há de melhor: curtir a festa.

Confira aqui nosso último post sobre “Carne no espeto ou na grelha?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *