Carvão em brasa no ponto

Carvão: aprenda como escolher e quanto comprar

Se você vem acompanhando o blog, então já aprendeu a acender a churrasqueira e a fazer um bom fogo. Já viu, inclusive, algumas dicas de como escolher um carvão de qualidade ou de como saber a quantidade necessária aproximada. Que tal relembrar algumas?

Como escolher um carvão de qualidade

  • Um carvão de qualidade é feito de eucalipto de alta densidade e não vem de mata nativa;
  • Suas pedras têm entre 2 e 15 cm;
  • Seu barulho é metálico;
  • Acende facilmente;
  • A fumaça residual é quase zero e não apresenta cheiro desagradável;
  • Sua brasa é duradoura.

Outros tipos de carvão, que não sejam o de eucalipto – que é o melhor – liberam muito pó, além do risco de serem quebradiços e disformes, o que é péssimo para a qualidade da sua carne e prejudica seu sabor. Um bom churrasco depende, em grande parte, de um bom carvão.

O de eucalipto, como já dito, não produz fumaça, não causa cheiro, tem uma granulação equilibrada e homogênea e, por isso, rende mais, gerando maior economia. Assim, verifique a procedência na embalagem do seu preferido. Bate com essas especificações? Ótimo! Não? Troque: você está desperdiçando dinheiro e prejudicando o seu churrasco.

Como saber a quantidade de carvão necessária

Se você quer ser econômico de verdade, escolha um bom carvão. Você poderá ter como uma boa base, como já citamos em outro post, 5kg para cada 6kg de carne. Vale também embalar o que sobrar em saco plástico, especialmente se você mora em locais úmidos, já que suas pedras devem estar sempre secas.

Como dito, essa quantidade é uma base! Mas esses números variam muito por causa de uma série de fatores. Alguns deles são:

  • Tipo da churrasqueira;
  • Tipo das carnes e dos cortes (por exemplo, costela e cupim demoram muito mais que uma bela peça de picanha);
  • Clima do local;
  • Duração do churrasco;
  • Habilidade do churrasqueiro.

Não possui muita experiência? Garanta o sucesso do seu churrasco calculando, aproximadamente, 1,5kg para cada quilo de carne – assim, se você pretende assar 10kg, precisará de 12 a 15kg de carvão.

Orientações

Tenha de reserva 2 ou 3 sacos – se você guardá-los bem, vai poder usar nos próximos eventos, e isso vai impedir que qualquer imprevisto atrapalhe seu evento. Lembre-se que o segredo de uma boa brasa é certificar-se de que está vermelha e incandescente, com aquela fina camada branca de potássio em sua superfície.

Ressaltando: fontes diferentes te dirão quantidades diferentes. Então o melhor a fazer é testar e aprimorar as suas habilidades. Com o tempo você vai descobrir quanto carvão é preciso para quando você pilota a churrasqueira.

Agora que você já sabe tudo sobre qual o melhor carvão, quanto precisa e como fazer uma brasa de qualidade, você está pronto para se aventurar fazendo seu próprio churrasco. Essa experiência é fantástica. Mas se o que você quer de verdade é aproveitar seu evento, contrate profissionais. Afinal, churrasco é pra celebrar!

Confira aqui nosso último post sobre “Os melhores métodos para acender a churrasqueira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *