Limpar churrasqueira: grelha limpa

3 maneiras eficientes de limpar churrasqueira

Qual a hora do churrasco em que todo mundo sai correndo? Quando aquela picanha mal passada, suculenta e com uma camada generosa de gordura fica pronta? Claro que não. É na hora de limpar a churrasqueira. Convenhamos, churrasco é uma maravilha – mas deixar tudo organizado no final… Dá trabalho.

Entretanto, manter a churrasqueira sempre limpa e com a manutenção em dia é essencial para garantir a qualidade e sabor dos próximos churrascos, evitar qualquer risco alimentar e prolongar sua vida útil.

Você sabe como limpar sua churrasqueira? O primeiro passo é estar atento ao tipo da sua. Ela pode ser:

  • De ferro, são as que mais oxidam (enferrujam);
  • De inox, que não funciona muito bem com materiais abrasivos, já que podem riscá-la;

  • Elétrica, cujos componentes não devem ser molhados ou colocados em fornos autolimpantes;

  • De alvenaria, que também não devem ser lavadas, pois há risco do aparecimento de trincas em sua superfície.

Dito isso, observe algumas dicas que vão te ajudar, independentemente do método que você escolher:

Forre sua churrasqueira de ferro com papel alumínio

Isso vai impedir que a gordura ou o sal grosso caiam sobre as superfícies metálicas, o que faz com que enferrujem, além de facilitar na hora de descartar os resíduos – aliás, faça isso em um recipiente não inflamável, para evitar qualquer risco.

Limpe a churrasqueira enquanto ainda estiver quente

Se você fizer isso, além de prolongar a vida útil da sua grelha, por deixá-la menos tempo exposta a substâncias corrosivas, vai impedir que a gordura esfrie, se tornando uma crosta e dificultando a limpeza. Mas use uma luva, você não vai querer se queimar. Outra coisa que você pode fazer é colocar alguns dos componentes dentro de um forno autolimpante e deixar por vinte minutos.

Evite molhar ou usar produtos químicos agressivos

Essa dica é especialmente válida quando ela é feita de ferro ou de alvenaria. A umidade faz com que o metal enferruje e, levando em consideração que você usa a churrasqueira para preparar alimentos, produtos químicos mal removidos não são uma boa ideia. Além disso, essa abordagem é pouco higiênica, já que não remove completamente as bactérias.

Agora que você está craque, que tal conhecer alguns métodos de limpeza para sua churrasqueira?

Como limpar churrasqueira com pão de sal

Já imaginou? Esse é, provavelmente, o método mais simples – mas pouco higiênico. Pegue um pão velho que esteja bem duro, coloque sua grelha ou churrasqueira sobre alguma superfície apropriada para realizar a limpeza e esfregue bem o pão sobre ela. Ele vai esfarelar, mas não tem problema, faz parte do processo. Quando terminar, vire para o outro lado e repita o processo.

Como limpar churrasqueira com raspador

Ele é feito especialmente para isso e você pode encontrá-lo facilmente em supermercados ou lojas de churrasco. Esfregue as superfícies da churrasqueira com as cerdas duras do raspador. Os restos devem sair fácil, mas se ainda assim houver gordura ou carne, raspe com a parte metálica. Além disso, há um pequeno entalhe, nas laterais da ferramenta, apropriado para limpar entre as laterais das grelhas.

Como limpar churrasqueira com solução corrosiva

Esse é o melhor método para garantir que toda a gordura e os resíduos do churrasco sejam eliminados da sua churrasqueira. Misture os seguintes ingredientes:

  • ½ litro de água
  • Suco de ½ limão;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • 1 colher de sopa de sapólio;
  • 1 colher de sopa de sal.

Aqueça, umedeça uma escova ou bucha na mistura e esfregue bem. Depois de secar todo o material, prepare uma solução com bicarbonato de sódio (uma colher para um copo de água) e espalhe sobre a churrasqueira – não precisa secar. Isso vai impedir que ela oxide.

Satisfeito? Você ainda pode usar panos úmidos ou misturas quentes de água com detergente para limpar sua churrasqueira. Se você não quer se preocupar com nada disso, contrate profissionais para cuidar do seu churrasco e se preocupe apenas em curtir sua festa!

Confira aqui nosso último post sobre “Como assar um cupim perfeito na brasa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *