Dirty Steak

Dirty Steak? Aprenda a fazer essa maravilha

O que é um Dirty Steak

Você sabe o que é um Dirty Steak? A tradução literal é bife sujo (acho que você já imagina por quê, né?), mas também é conhecido como Caveman Steak – bife do homem das cavernas, ou Eisenhower Steak – bife Eisenhower.

Esse tipo de preparo da carne leva esse nome porque ela vai direto na brasa (isso mesmo, na brasa!), e quando fica pronto, ainda ficam uns resquícios do carvão. Mas fique tranquilo, tem um jeito certo de preparar esse corte, de forma que o prato final fique bem limpinho – caso você não seja um(a) ogro(a) e prefira ele assim 🤣. E nós vamos te ensinar ele mais abaixo! Fica de olho.

O que é preciso para fazer um Dirty Steak

Para fazer um Dirty Steak, pasme, você precisa apenas de duas coisas:

  • Um bife incrivelmente grande, grosso e suculento;
  • Brasa boa;

Acredite, é só isso. E esse é um dos motivos pelos quais o bife leva esse nome: tem mais a ver com simplicidade do que com sujeira. É claro que você pode inovar e fazer o que quiser com o bife: temperá-lo com sal grosso ou condimentos variados, usar um bife pequeno ao invés de um grande e etc.

Quer uma sugestão? Um T-Bone, também conhecido como bisteca ou chuleta, é uma excelente opção de corte para preparar um Dirty Steak. Mas uma maminha ou um chorizo também ficam excelentes – na verdade, vai funcionar com qualquer carne suculenta que tenha uma camada destacada de gordura. O principal é a simplicidade da brasa com a carne.

Como preparar um Dirty Steak

Ok, agora que você sabe o que é, que tal aprender a preparar? Não tem mistério, é muito fácil. Veja o passo a passo:

Escolha o corte

Dê preferência aos citados, ou cortes que tenham entre 5 e 10 cm, com uma capa de gordura grossa e bem distinta da carne (como é tradicional em uma picanha, por exemplo).

Dirty Steak: bife gordo
Imagem: Pexels

Separe parte da gordura

Essa é importante. Lembra do que dissemos sobre a técnica correta para o bife não sair tão sujo da brasa? Você vai conseguir isso cortando uma parte da gordura da carne. Não é removendo, apenas separando – aproximadamente metade do comprimento da capa de gordura, e deixando ela lá, pois isso vai fazer com que derreta e besunte a carne.

Prepare uma boa brasa

Para fazer uma boa brasa, você vai precisar escolher um bom carvão. De preferência, um carvão vegetal e sem química, o mais natural possível – especialmente porque sua carne vai estar juntinha com ele. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o churrasco deve ser assado na brasa uniforme, e não no fogo.

Sele a carne

O Dirty Steak é famoso e adorado por causa da maneira como, se feito corretamente, acaba com uma crosta crocante carbonizada maravilhosa, apenas para selar a carne, mantendo o interior rosado e cheio de suco. Seu sabor defumado é mais apurado que os cortes tradicionais, porque é feito diretamente sobre a brasa.

O tempo de selagem varia, mas use 3 a 5 minutos de cada lado como referência. É difícil queimar a carne desse jeito, pois o contato com a brasa sufoca o oxigênio.

Limpe

Se não gostar do aspecto do bife quando pronto, bata o bife ou use um pincel para remover o carvão sobressalente. Pode usar um fio de azeite – além de ajudar na tarefa, vai dar um sabor especial na carne.

Tempere

Se você vai usar apenas sal grosso, pode fazer esta etapa antes de colocar o corte na brasa. Se pretende incrementar, como com ervas, por exemplo, é melhor temperar depois, para não queimar o tempero. O ideal, mesmo é deixar para temperar depois, assim você não corre o risco de perder o sal quando limpar o bife.

Sirva

Hora da alegria! Aqui, vai da sua preferência e dos convidados: sirva os bifes inteiros nos pratos ou corte-os em fatias. Bom mesmo é deixar eles descansarem um pouco depois do preparo, já que estarão bem quentes.

Se você precisar de mais alguma referência visual, veja esse vídeo a partir dos 7 minutos – ele vai te ajudar, principalmente com a dica de separar parte da gordura.

Gostou? Agora que você já sabe como fazer, corre lá e experimente essa receita. Depois volta aqui e conta pra gente o resultado. Queremos saber o que você achou.

Confira aqui nosso último post sobre “Como fazer para arrebentar no churrasco vegetariano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *