Este é mais um daqueles assuntos “polêmicos” de churrasco. Mas será que existe um jeito ‘certo’ de assar a carne?
Fato é que a preferência muda de pessoa para pessoa e de região para região. No sul do Brasil, por exemplo, a preferência é usar o espeto no churrasco. Em outras regiões do Brasil a grelha faz mais sucesso entre os churrasqueiros.
Vamos então falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do uso do espeto e da grelha.
No espeto
O espeto é o instrumento mais tradicional no churrasco brasileiro. Por isso, a maioria dos seus defensores não aceitam que o churrasco tradicional possa ser feito na grelha. Ele é um item prático, preciso e mais simples de se usar e controlar.
Existem até churrasqueiras que giram os espetos sozinhas, bastando espetar a carne temperada nele e levar ao fogo. A desvantagem é que o espeto perfura a carne, deixando vazar o sangue. Isso faz com que a carne perca um pouco do suco na hora de assar.
Na grelha
Com relação à grelha, ela não é tão tradicional no Brasil, mas é muito usada em outros países latinos. São as famosas parrillas, muito comuns no Paraguai, Uruguai, Argentina e etc. A grelha precisa de um pouco mais de atenção e refino do churrasqueiro, que deve ficar atento, sempre virando a carne por conta própria para que fique assada por igual.
A grande vantagem da grelha é que a carne não perde o suco pela perfuração de suas fibras, ficando menos “ressecada”. Além disso, dependendo do tamanho da grelha é possível assar um volume maior de carne de uma só vez, sendo mais produtiva e eficiente a curto prazo.
Cada peça pede uma coisa
Um ponto muito importante a ser considerado é que existem cortes mais apropriados para a grelha, e cortes que se encaixam melhor com o espeto. Por exemplo: as partes com osso, como a costela e o frango, e outros ingredientes, como banana, linguiça e queijo, podem ser assados na grelha que terão um ótimo resultado. As carnes em pedaços maiores, como uma maminha inteira, alcatra e picanha, podem ser assadas no espeto.
Conclusão
Mais uma vez, não existe certo ou errado. A picanha, por exemplo, dependendo do corte assa melhor no espeto (como são servidas nas churrascarias), mas também pode ser cortada para a grelha (de dois a três dedos espessura).
Essas são algumas informações que valem ser consideradas, mas a escolha entre grelha ou espeto deve ficar a cargo do churrasqueiro, que deve ter em mente o principal objetivo do churrasco: assar uma boa carne e aproveitar a vida ao lado de quem a gente gosta. É ou não é?
Bom churrasco e até a próxima!
—
Confira aqui nosso último post sobre “Costela na brasa? Sim, e fica uma delícia!”