Acender churrasqueira

Os melhores métodos para acender a churrasqueira

Se você já tentou pilotar uma churrasqueira, então sabe como acendê-la pode ser difícil. Nós já te ensinamos a fazer um bom fogo, mas você tem alguma ideia de como começá-lo? Continue lendo que você vai aprender.

Antes de qualquer coisa, a palavra de ordem é: segurança. Quando falamos de churrasco, especialmente de acender a churrasqueira, todo cuidado é pouco. Por isso, procure sempre usar luvas e um avental, além de utensílios que facilitem o manuseio da carne à distância, como uma pinça ou um garfo de churrasco.

Fique sabendo que álcool gel é o combustível mais seguro e prático para essa tarefa. Falando em praticidade, mantenha o carvão sempre o mais seco possível e procure investir em um bom carvão, ou você pode ter problemas.

Além disso, para manter o fogo aceso, você pode separar alguns pedaços de carvão no canto da churrasqueira ou ir acrescentando, à medida que considerar necessário. Por último: o ponto ideal da brasa é quando ela estiver com uma fina camada branca em sua superfície – isso é potássio e vai dar um sabor especial ao seu churrasco. Vamos aos métodos?

O mais econômico: só jornal

Nada de álcool gel, álcool ou óleo, você só vai precisar de jornal e um fósforo. Envolva algum objeto cilíndrico com uma boa camada de jornal – você pode fazer isso simplesmente criando um copo ou com vários rolos, um sobre o outro. No centro da churrasqueira, aninhe em um punhado de carvão. Retire o objeto com cuidado, preencha com um pouco de carvão e use um pedaço de papel para atear fogo no interior. Cubra com mais carvão, tomando cuidado para não abafar o fogo.

Esse método é bom porque seu fogo é duradouro, mas tem dois problemas: funciona melhor com churrasqueiros mais experientes e jornal possui tinta, que tem componentes químicos que podem se juntar à fumaça e afetar a qualidade do seu churrasco. Aliás, faz bastante fumaça, não é atoa que também é conhecido como vulcão.

Variação do vulcão

Quer garantir? Acrescente álcool gel ao jornal e carvão, ou embeba o jornal em álcool ou pequenas quantidades de óleo.

O mais saudável: pão

Isso mesmo. Pegue um pedaço de pão, de preferência duro. Se for usar álcool gel, vai precisar retirar o miolo dele, para que sirva como uma espécie de recipiente, o qual você deve preencher. No caso de álcool ou óleo, não é necessário fazer isso, apenas embebê-lo totalmente nessas substâncias. Coloque no meio do carvão e ateie fogo com cuidado. Cubra com mais um pouco de carvão e pronto. Você também pode usar mais de um pedaço de pão e espalhar a substância que estiver usando sobre o monte de carvão.

O lado positivo desse método é que gera um fogo rápido e duradouro, mas pode ser necessário abaná-lo bastante para manter aceso.

Papel higiênico e óleo

Nesse método, você pode aproveitar o papelão dos próprios rolos, se quiser, preenchendo-os, ou fazer grandes chumaços de papel higiênico e embebê-los em óleo de cozinha. Semelhante aos anteriores, coloque sob o carvão, ateie fogo e abane. Você pode usar vários rolos ou chumaços espalhados pela churrasqueira e fazer uma pirâmide de carvão sobre eles.

Pega fogo rápido, mas libera uma fumaça muito escura e tóxica, e pode ser preciso abanar muito para dar certo.

O mais comum: álcool puro

O mais comum, mas também o mais perigoso. Espalhe uma boa quantidade de carvão pela churrasqueira, mantendo os pedaços maiores no fundo. Despeje sobre isso uma quantidade generosa de álcool. Ateie fogo do mesmo modo dos métodos anteriores.

Esse método funciona, mas pode desperdiçar uma grande quantidade de álcool e, além de não ser o mais eficiente, é muito perigoso.

E aí, gostou? Com essas dicas, você certamente vai impressionar da próxima vez que tiver que acender a churrasqueira. Saber fazer isso é muito bom, mas se você não quiser se preocupar e nem correr riscos desnecessários, contrate um profissional! Há churrasqueiros e buffets de churrasco que cuidam de tudo isso para que você só tenha que se preocupar em curtir a festa.

Confira aqui nosso último post sobre “Formas de limpar a churrasqueira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *