Como fazer fogo: labaredas

Como fazer fogo ideal​ ​para​ ​a​ ​churrasqueira

Um dos grandes segredos do churrasco é como fazer fogo ideal para a churrasqueira. É um dos fatores que irá determinar a qualidade e a rapidez na preparação dos pratos que serão servidos no evento.

Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente como executar essa tarefa. Isso porque, ao longo dos anos, centenas de técnicas populares foram surgindo, mas a maioria não é eficaz e pode, inclusive, oferecer risco para você e seus convidados.

Um fogo​ ​para​ ​a​ ​churrasqueira precisa ser aceso da maneira correta e de forma segura. Assim, é possível evitar uma série de acidentes que constantemente vemos em noticiários ou ouvimos falar através de pessoas próximas.

Dicas para acender o ​fogo​ ​para​ ​a​ ​churrasqueira

Acender o fogo​ da​ ​churrasqueira não é uma tarefa difícil. Na verdade, com quatro dicas simples é possível criar uma chama suficiente para assar as carnes e demais alimentos que serão servidos, e que não ofereça riscos para os convidados.

Carvão

A primeira coisa que você precisa para fazer um bom fogo​ ​é escolher um carvão vegetal de qualidade. O ideal são os feitos de eucalipto de alta densidade e que não sejam de mata nativa. Além de não soltarem tanta fumaça, eles conseguem conservar a brasa por mais tempo.

Acender o fogo

Para acender o fogo, o ideal é usar acendedores próprios para a função, ou álcool 70% em gel. Outras substâncias, além de serem perigosas, podem alterar o gosto da comida. O recomendado é criar uma elevação em forma de cone dentro da churrasqueira usando pão ou jornal e atear fogo nela.

Use a brasa

Ao contrário do que muita gente pensa, um bom fogo​ ​para​ ​a​ ​churrasqueira é feito de brasas, não de labaredas. Na verdade, é o calor das brasas que irá realmente assar os alimentos de forma uniforme, evitando, assim, que sejam queimados.

Abaixar o fogo

Lembre-se que, caso o seu fogo tenha muitas labaredas, é importante “abaixá-las”. Para isso, use areia ou um borrifador com água. Nunca jogue água diretamente no carvão, isso pode acabar aumentando ainda mais as chamas. Usando o borrifador você faz com que o líquido chegue de forma uniforme às pedras.

Com essas quatro dicas simples você saberá melhor como fazer fogo ideal​ ​para​ ​o seu churrasco. Tenha sempre em mente que esse é um fator crucial para que as carnes fiquem bem assadas e o seu churrasco seja um sucesso.

Alguns cuidados na hora de acender o ​fogo​ da​ ​churrasqueira

Na hora de acender o fogo, é muito importante que você tome alguns cuidados básicos. O primeiro deles é não usar substâncias como álcool líquido, gasolina ou querosene para botar fogo no carvão.

Ao invés disso, procure investir em um carvão de maior qualidade, e em técnicas mais seguras. Como a recomendação citada lá atrás, de criar uma elevação em forma de cone na churrasqueira usando pão ou jornal.

Dessa forma o fogo acenderá mais rápido e poderá ser controlado de forma mais segura. Outro cuidado que é preciso tomar é a utilização de itens de segurança, como as luvas, por exemplo. Lembre-se: todo o cuidado é pouco na hora de lidar com fogo.

Analisando a qualidade do carvão

Para analisar a qualidade do carvão, verifique algumas características:

  • As pedras não devem ter menos do que 2cm e mais do que 15cm;
  • Elas devem fazer um barulho metálico;
  • As pedras de carvão devem ascender com facilidade;
  • A fumaça deve ser quase nula, e não apresentar um cheiro desagradável.

Agora que você já ficou expert em acender churrasqueira, é só reunir a galera e marcar aquele churrasco! E se não quiser ter todo o trabalho de planejar e executar o evento, é só lembrar que existem empresas especialistas nesse serviço! 😉

Confira aqui nosso último post sobre “Checklist para organizar o seu churrasco”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *