Quanto de carne

Quanto de carne (e de bebida) por pessoa num churrasco?

O churrasco é a escolha mais comum na hora de organizar eventos. Prático e versátil, sua tradição faz parte da cultura brasileira! Muitas vezes regado à música, o churrasco costuma reunir diversas pessoas para comemorar diferentes tipos de eventos:

  • Casamentos;
  • Almoços;
  • Reuniões em família ou amigos.

Organizar um churrasco nem sempre é uma tarefa fácil. Isso deve-se a algumas variáveis envolvidas no processo – especialmente em eventos muito grandes – que envolvem a participação de muita gente.

É por isso que, muitas vezes, contar com empresas que prestam esse tipo de serviço, como churrasqueiros ou buffets de churrasco, se encaixa como uma luva! O anfitrião curte a festa e deixa o churrasco com um profissional. Algumas destas variáveis são quanto de carne, de acompanhamentos, e de bebidas a serem compradas. Para não errar na hora do churrasco, confira essas dicas!

Quanto de carne

A verdade é que não há uma regra exata para o cálculo de carnes. E é importante calcular uma quantidade ideal, para que não falte e nem sobre comida. Mas existe uma regra básica para isso, que gira em torno de 500 gramas de carne + acompanhamentos por pessoa. Dessa quantia, sugerimos separar em:

  • 30% de carne de boi;
  • Até 20% de carne de porco;
  • 20% de linguiça;
  • 15% de frango;
  • 15% de “outros” (pão de alho, queijo, abacaxi, banana, batata, saladas, feijão tropeiro, etc).

Essa também não é uma regra muito rígida, visto que as quantias específicas podem ser alteradas conforme o gosto e o cardápio a ser servido junto com as carnes.

Quanto de carne: infográfico

Como falamos, a regra pode variar conforme a quantidade consumida pelos convidados, afinal deve-se levar em conta as guarnições que farão parte do churrasco: arroz, feijão tropeiro, vinagrete, farofa, saladas e etc.

Quanto de bebida

A bebida que será servida é outra coisa a ser pensada. No caso de bebidas não alcoólicas (refrigerante, água, suco), a média é de 1 litro por cabeça, enquanto que para cervejas e outras bebidas alcoólicas, a média é de 1,5 litro por pessoa.

Quanto de bebida: infográfico

Reforçando: essas medidas são apenas referências! Conhecendo seus convidados, você terá uma maior noção do que servir, e também de quanto servir para eles. Feito esse rápido planejamento, é só esquentar a churrasqueira e mandar brasa no seu churrasco!

Curtiu nossas dicas? Quais as dúvidas que você normalmente tem quando vai preparar um churrasco? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que teremos o maior prazer em respondê-las!

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *