Os acompanhamentos perfeitos para churrasco

 

É impossível dizer quais os melhores acompanhamentos para churrasco. A gente sabe: tem uma infinidade, com opções para cada gosto, e cada maníaco por churrasco tem o seu. Mas uma coisa a gente pode dizer: essa lista tem uns tão bons, que a gente resolveu chamá-la de “Os acompanhamentos perfeitos para churrasco”. 🤣

Dá só uma olhada!

Feijão tropeiro com bacon

Pra começo de conversa, tudo que tem bacon é digno de paixão. Outro dia ensinamos a fazer cupim na brasa e sugerimos rechear com bacon. Bacon vai bem com tudo, com feijão tropeiro então… <3 Essa receita tradicional mineira não tem erro, é muito fácil de fazer e faz sucesso em qualquer churrasco. Uma curiosidade: você sabe de onde vem esse nome? Nos tempos coloniais, as mercadorias eram transportadas sobre cavalos ou burros, e os homens responsáveis por essa atividade eram chamados de tropeiros. Essa mistura deliciosa que a gente conhece como feijão tropeiro hoje era um prato tradicional deles. Daí o nome.

Farofa de calabresa

Bacon é bom! Mas… e farofa? De calabresa, ainda? É pedir para acabar com qualquer dieta! Essa receita especial que encontramos para você pode ser feita com qualquer tipo de farinha. Uma dica: quanto mais crocante, melhor!

Queijo coalho

Sabe aquele queijinho na brasa maravilhoso que todo mundo ama? Que derrete na boca? Ele é a pedida que não pode faltar no seu churrasco. Agrada todo mundo, principalmente seus amigos que curtem um churrasco vegetariano.

Outra curiosidade: lembra dos tropeiros? Pois é, eles de novo! Há uns bons anos os tropeiros usavam órgãos de animais abatidos como bolsas para carregar leite. No calor do nordeste, esse leite decantava, formando o queijo coalho ao fundo. A gente deve um “muito obrigado” aos tropeiros, fala a verdade!?

Pão de alho caseiro com queijo

O queridinho de todo mundo! O mais legal dessa receita é que ela é versátil: você pode fazer com qualquer tipo de pão. Use sua criatividade, caso queira dar uma incrementada no molho com outros ingredientes (além do alho). A quantidade de molho no pão também é a gosto, mas nós temos uma sugestão: bastante molho!

Maionese de batata com ovos

Quando o pessoal vai pro churrasco, ninguém quer saber de salada, certo? Errado!!! Muita gente quer, principalmente se for salada de maionese de batata com ovo cozido. Dá água na boca só de pensar, não? Imagina aquela cebolinha verde picada por cima! Crueldade. Dá uma olhada nessa receita que é muito prática de fazer e não pode faltar no seu churrasco.

Salpicão de frango

No time da salada junto com a maionese, o salpicão acaba com o coração dos amantes de churrasco. É um prato para se comer frio, mas se liga: se você quer que ele fique crocante, acrescente a batata palha depois de tirar da geladeira, por cima! Dica: pergunte antes aos convidados sobre passas. Na dúvida, faça duas opções.

Vinagrete

Todo bom churrasqueiro sabe que para acompanhar uma carne suculenta, tem que ter um bom vinagrete! É um dos acompanhamentos mais fáceis de se fazer, e um dos mais saborosos, porque ele é feito especialmente para complementar o prato principal. Quer sabor no seu churrasco? Vinagrete nele!

Salada para churrasco

Essa deliciosa salada para churrasco leva alface mimosa, rúcula, tomate cereja, cebola, cenoura, azeitona, batata palha, maçã gala, crouton e queijo ricota defumado, e é excelente para dar um contraste agridoce no seu churrasco. Se você não gosta dessa mistura de sabores, não tem problema: fique à vontade para dar o toque que quiser na receita.

Molho barbecue

Barbecue, do inglês, significa churrasco. Tá na cara que é um molho feito, claro, para acompanhar churrasco. É picante, adocicado, e delicioso. É o molho perfeito para acompanhar uma costelinha.

A gente vive falando: churrasco é uma arte. Portanto, use sua criatividade. Essa lista é a nossa sugestão do que vai deixar seu churrasco ainda mais especial.

E então, gostou? Se você acha que está faltando alguma coisa, compartilha com a gente nos comentários. Queremos saber as suas preferências!

Confira aqui nosso último post sobre “Dirty Steak? Aprenda a fazer essa maravilha”.

Dirty Steak? Aprenda a fazer essa maravilha

O que é um Dirty Steak

Você sabe o que é um Dirty Steak? A tradução literal é bife sujo (acho que você já imagina por quê, né?), mas também é conhecido como Caveman Steak – bife do homem das cavernas, ou Eisenhower Steak – bife Eisenhower.

Esse tipo de preparo da carne leva esse nome porque ela vai direto na brasa (isso mesmo, na brasa!), e quando fica pronto, ainda ficam uns resquícios do carvão. Mas fique tranquilo, tem um jeito certo de preparar esse corte, de forma que o prato final fique bem limpinho – caso você não seja um(a) ogro(a) e prefira ele assim 🤣. E nós vamos te ensinar ele mais abaixo! Fica de olho.

O que é preciso para fazer um Dirty Steak

Para fazer um Dirty Steak, pasme, você precisa apenas de duas coisas:

  • Um bife incrivelmente grande, grosso e suculento;
  • Brasa boa;

Acredite, é só isso. E esse é um dos motivos pelos quais o bife leva esse nome: tem mais a ver com simplicidade do que com sujeira. É claro que você pode inovar e fazer o que quiser com o bife: temperá-lo com sal grosso ou condimentos variados, usar um bife pequeno ao invés de um grande e etc.

Quer uma sugestão? Um T-Bone, também conhecido como bisteca ou chuleta, é uma excelente opção de corte para preparar um Dirty Steak. Mas uma maminha ou um chorizo também ficam excelentes – na verdade, vai funcionar com qualquer carne suculenta que tenha uma camada destacada de gordura. O principal é a simplicidade da brasa com a carne.

Como preparar um Dirty Steak

Ok, agora que você sabe o que é, que tal aprender a preparar? Não tem mistério, é muito fácil. Veja o passo a passo:

Escolha o corte

Dê preferência aos citados, ou cortes que tenham entre 5 e 10 cm, com uma capa de gordura grossa e bem distinta da carne (como é tradicional em uma picanha, por exemplo).

Dirty Steak: bife gordo
Imagem: Pexels

Separe parte da gordura

Essa é importante. Lembra do que dissemos sobre a técnica correta para o bife não sair tão sujo da brasa? Você vai conseguir isso cortando uma parte da gordura da carne. Não é removendo, apenas separando – aproximadamente metade do comprimento da capa de gordura, e deixando ela lá, pois isso vai fazer com que derreta e besunte a carne.

Prepare uma boa brasa

Para fazer uma boa brasa, você vai precisar escolher um bom carvão. De preferência, um carvão vegetal e sem química, o mais natural possível – especialmente porque sua carne vai estar juntinha com ele. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o churrasco deve ser assado na brasa uniforme, e não no fogo.

Sele a carne

O Dirty Steak é famoso e adorado por causa da maneira como, se feito corretamente, acaba com uma crosta crocante carbonizada maravilhosa, apenas para selar a carne, mantendo o interior rosado e cheio de suco. Seu sabor defumado é mais apurado que os cortes tradicionais, porque é feito diretamente sobre a brasa.

O tempo de selagem varia, mas use 3 a 5 minutos de cada lado como referência. É difícil queimar a carne desse jeito, pois o contato com a brasa sufoca o oxigênio.

Limpe

Se não gostar do aspecto do bife quando pronto, bata o bife ou use um pincel para remover o carvão sobressalente. Pode usar um fio de azeite – além de ajudar na tarefa, vai dar um sabor especial na carne.

Tempere

Se você vai usar apenas sal grosso, pode fazer esta etapa antes de colocar o corte na brasa. Se pretende incrementar, como com ervas, por exemplo, é melhor temperar depois, para não queimar o tempero. O ideal, mesmo é deixar para temperar depois, assim você não corre o risco de perder o sal quando limpar o bife.

Sirva

Hora da alegria! Aqui, vai da sua preferência e dos convidados: sirva os bifes inteiros nos pratos ou corte-os em fatias. Bom mesmo é deixar eles descansarem um pouco depois do preparo, já que estarão bem quentes.

Se você precisar de mais alguma referência visual, veja esse vídeo a partir dos 7 minutos – ele vai te ajudar, principalmente com a dica de separar parte da gordura.

Gostou? Agora que você já sabe como fazer, corre lá e experimente essa receita. Depois volta aqui e conta pra gente o resultado. Queremos saber o que você achou.

Confira aqui nosso último post sobre “Como fazer para arrebentar no churrasco vegetariano”.

Como fazer para arrebentar no churrasco vegetariano

O objetivo de todo churrasco é beber e comer carne, certo? Nem sempre! Um bom churrasco, assim como qualquer outro evento social, é se reunir com as pessoas que você ama e compartilhar bons momentos. Então, se você não come carne – o que é totalmente respeitável, está na hora de voltar a frequentar esses eventos e aprender a fazer o seu próprio churrasco vegetariano. E quer saber? Os churrasqueiros tradicionais vão ficar com água na boca. Vem com a gente!

Escolha dos ingredientes

A grande verdade é: não tem lei. Como qualquer outra arte, fazer churrasco demanda criatividade. Com churrasco vegetariano, não é diferente: da mesma maneira que cupim com bacon e molho de cerveja pode ficar bom, o verde que você achar que combina com grelha vai ficar uma beleza. O importante é fazer bem feito.

Mas, para te ajudar, vamos sugerir alguns itens vegetarianos interessantes de serem levados para um churrasco.

Vegetais, legumes e frutas (coloridas, por favor!)

Anote isso: uma das maravilhas do churrasco vegetariano é a cor. Quanto mais cor, mais água na boca! Veja algumas opções:

  • Batata;
  • Abacaxi;
  • Pimentão (verde, vermelho e amarelo!);
  • Berinjela;
  • Azeitona;
  • Morango;
  • Tomate;
  • Abobrinha
  • Cenoura;
  • Cebola (roxa, por que não?);
  • E o que vier na sua imaginação!
Churrasco Vegetariano: vegetais, legumes e frutas
Imagem: Pixabay

Variedades e proteínas alternativas

O esforço de ser vegetariano não é fácil, mas vale a pena. O bom disso tudo é que existe no mercado uma variedade enorme de produtos para saciar todo tipo de vontade. Veja alguns:

  • Bacon vegetariano;
  • Tofu;
  • Queijo;
  • Pão de alho (se for caseiro, então, melhor ainda!);
  • Carnes e salsichas de soja;

Não se limite a essas sugestões. Use o que você quiser! Como já falamos, basta saber preparar.

Antes da grelha

Cada alimento possui propriedades diferentes: há legumes e verduras mais duros que outros, como cenouras e batatas. Então você pode dar uma pré-cozida rápida em uma panela de pressão. Isso vai da preferência de cada um.

Uma dica interessante é: pincele as peças – que não têm gordura – com azeite. A gordura da carne ajuda a churrasqueira a se manter acesa e assar a carne. No churrasco vegetariano, não tem isso com algumas peças, porque elas não possuem gordura. Mas não tem problema, basta seguir essa dica. Isso vai impedir que elas grudem na churrasqueira ou ressequem demais.

Tempere a gosto

Outra coisa: o tempero é a gosto. Você não precisa passar nada nos ingredientes, mas alguns deles, como as proteínas de soja ou o tofu (ou mesmo os vegetais), podem ser temperados ou marinados. Algumas opções do que você pode usar para temperar:

  • Chimichurri;
  • Azeite;
  • Vinagre;
  • Sal integral;
  • Limão;
  • Alecrim, e por aí vai.

Modos de preparo do churrasco vegetariano

Para agradar, use sua criatividade também! Existem uma infinidade de receitas vegetarianas, e vale lembrar que grelhar um alimento no churrasco é bem parecido com assar algo no forno, então você pode ousar bastante.

Com uns espetinhos de madeira, um papel alumínio, ou um recipiente adequado, você pode improvisar várias receitas. Ah! Separe uma parte da churrasqueira para o churrasco vegetariano, ou os convidados podem se incomodar. Veja algumas opções:

Lembrando que ainda tem os acompanhamentos, que assim como qualquer outra receita que você decidir fazer, pode seguir o sabor da sua imaginação. Exemplo: o tradicional feijão tropeiro pode ser feito com bacon e salsicha vegetariana. Legal, né?

Hora de chamuscar seu churrasco vegetariano

Agora que você já tem o passo a passo do que fazer, vale lembrar: churrasco bom não é feito com fogo, mas com brasa! Sim, o fogo é muito disforme e pode queimar os alimentos, o ideal para assar um bom churrasco é a brasa, e no ponto certo, quando ela fica coberta por uma fina camada branca de potássio, que dá um sabor incrível aos alimentos.

Com o churrasco vegetariano não é diferente, principalmente porque alguns ingredientes assam muito rápido. Então vale a pena deixar o seu espetinho um pouco mais longe da brasa e ficar de olho no ponto.

Gostou? Deixa o seu comentário, vamos te responder com prazer!

Confira aqui nosso último post sobre “3 maneiras eficazes de afiar sua faca de churrasco”.

3 maneiras eficazes de afiar sua faca de churrasco

Para fazer um bom churrasco, é fundamental contar com uma faca de qualidade. A parte da faca responsável pelo corte é chamada ‘fio’.

O fio, talvez você não saiba, é feito de partículas metálicas entrelaçadas, que devem estar sempre o mais alinhadas possível, para manter um bom corte. Daí a importância de se afiar a faca corretamente. Então, que tal aprender alguns métodos para afiar sua faca de churrasco?

Como afiar sua faca de churrasco com uma chaira

Como afiar sua faca de churrasco com uma chaira
Imagem: Canal do Youtube do Vicente Cuteleiro

Existem, basicamente, dois métodos para afiar sua faca com uma chaira:

  • Com a ponta da chaira virada para baixo;
  • Com a ponta da chaira virada para cima;

No primeiro método, você deve apoiar a ponta da sua chaira sobre uma superfície – pode ser uma tábua de carnes, uma esponja ou um pano. Depois, encoste a lateral da faca ao longo da ferramenta. Incline a faca suavemente – não precisa ser muito, apenas o suficiente para sentir o seu fio encostando na chaira.

Feito isso, deslize o fio da faca sobre a chaira, como se realmente estivesse cortando uma carne. Detalhe: não é necessário aplicar força. Esse deslizar deve ser suave. Repita o processo no outro lado do fio.

Se você não tem experiência, evite usar o segundo método, pois você pode se cortar acidentalmente. Segure a chaira com a ponta virada para cima, 90º em relação ao seu braço. Em seguida, repita exatamente o mesmo processo anterior.

A chaira é a ferramenta ideal para conservar o fio da faca. Então, se sua faca está cega, é melhor usar uma pedra. Veja mais abaixo.

Como afiar sua faca de churrasco com uma caneca de cerâmica

Como afiar sua faca de churrasco com uma caneca
Imagem: Canal do Youtube do Vitally Zilber

Opa… Como é? É isso mesmo, uma caneca de cerâmica. A verdade é que a cerâmica é um material extremamente cortante. Canecas feitas de cerâmica normalmente possuem aquela borda áspera no fundo, que é muito eficiente para afiar.

O processo é simples: molhe sua faca e passe o fio, da base ao topo, sobre o contorno do fundo da caneca. Repita do outro lado. Lembrando que a angulação entre a faca e a superfície que amola seu fio deve ser bem pequena. Para descobrir a angulação ideal, uma boa dica é posicionar a lateral da faca sobre seu dedo.

Como afiar sua faca de churrasco com uma pedra de amolar

Como afiar sua faca de churrasco com uma pedra de amolar
Imagem: Canal do Youtube da Carbo Abrasivos

A primeira coisa a fazer é deixar a pedra de amolar bem úmida. Você pode fazer isso deixando-a por alguns minutos dentro de uma bacia com água. Repare que uma boa pedra de amolar possui dois lados: um com poros mais grossos e outro com poros mais finos.

Os poros grossos servem para criar o fio em uma faca. E os poros mais finos, para dar o acabamento adequado. Se você mantiver o fio da sua faca e amolá-la com frequência, poderá usar apenas o lado mais fino.

O processo é idêntico aos anteriores: crie uma angulação de mais ou menos 30º entre a faca e a pedra. É claro que esse ângulo é somente uma referência, e o que importa é você sentir que o fio está bem posicionado sobre a pedra.

Então, deslize o fio da faca sobre a pedra, da base até a ponta, criando uma espécie de x sobre ela. Repita o processo dos dois lados.

Como saber se sua faca de churrasco está afiada

Ok, agora você sabe alguns métodos simples para afiar eficientemente a sua faca… Mas como saber se funcionou? Primeiro de tudo, você deve inspecionar o fio da sua faca com os dedos, até sentir que ele está afiado. Lógico, a cautela aqui deve ser elevada, para não se cortar. Faça movimentos suaves e cuidadosos.

Quando achar que o fio está bom, confirme em um tomate. A faca deve ser capaz de penetrar mais ou menos 1 cm nele, praticamente apenas com o próprio peso. Se isso aconteceu, você está pronto para cortar suas carnes e legumes.

Espero ter ajudado com essas dicas de como afiar uma faca! Mas se você prefere deixar esse trabalho com quem entende e seu negócio é curtir o churrasco, contrate um buffet de churrasco.

Confira aqui nosso último post sobre “Carvão: como escolher e quanto comprar”.

Carvão: aprenda como escolher e quanto comprar

Se você vem acompanhando o blog, então já aprendeu a acender a churrasqueira e a fazer um bom fogo. Já viu, inclusive, algumas dicas de como escolher um carvão de qualidade ou de como saber a quantidade necessária aproximada. Que tal relembrar algumas?

Como escolher um carvão de qualidade

  • Um carvão de qualidade é feito de eucalipto de alta densidade e não vem de mata nativa;
  • Suas pedras têm entre 2 e 15 cm;
  • Seu barulho é metálico;
  • Acende facilmente;
  • A fumaça residual é quase zero e não apresenta cheiro desagradável;
  • Sua brasa é duradoura.

Outros tipos de carvão, que não sejam o de eucalipto – que é o melhor – liberam muito pó, além do risco de serem quebradiços e disformes, o que é péssimo para a qualidade da sua carne e prejudica seu sabor. Um bom churrasco depende, em grande parte, de um bom carvão.

O de eucalipto, como já dito, não produz fumaça, não causa cheiro, tem uma granulação equilibrada e homogênea e, por isso, rende mais, gerando maior economia. Assim, verifique a procedência na embalagem do seu preferido. Bate com essas especificações? Ótimo! Não? Troque: você está desperdiçando dinheiro e prejudicando o seu churrasco.

Como saber a quantidade de carvão necessária

Se você quer ser econômico de verdade, escolha um bom carvão. Você poderá ter como uma boa base, como já citamos em outro post, 5kg para cada 6kg de carne. Vale também embalar o que sobrar em saco plástico, especialmente se você mora em locais úmidos, já que suas pedras devem estar sempre secas.

Como dito, essa quantidade é uma base! Mas esses números variam muito por causa de uma série de fatores. Alguns deles são:

  • Tipo da churrasqueira;
  • Tipo das carnes e dos cortes (por exemplo, costela e cupim demoram muito mais que uma bela peça de picanha);
  • Clima do local;
  • Duração do churrasco;
  • Habilidade do churrasqueiro.

Não possui muita experiência? Garanta o sucesso do seu churrasco calculando, aproximadamente, 1,5kg para cada quilo de carne – assim, se você pretende assar 10kg, precisará de 12 a 15kg de carvão.

Orientações

Tenha de reserva 2 ou 3 sacos – se você guardá-los bem, vai poder usar nos próximos eventos, e isso vai impedir que qualquer imprevisto atrapalhe seu evento. Lembre-se que o segredo de uma boa brasa é certificar-se de que está vermelha e incandescente, com aquela fina camada branca de potássio em sua superfície.

Ressaltando: fontes diferentes te dirão quantidades diferentes. Então o melhor a fazer é testar e aprimorar as suas habilidades. Com o tempo você vai descobrir quanto carvão é preciso para quando você pilota a churrasqueira.

Agora que você já sabe tudo sobre qual o melhor carvão, quanto precisa e como fazer uma brasa de qualidade, você está pronto para se aventurar fazendo seu próprio churrasco. Essa experiência é fantástica. Mas se o que você quer de verdade é aproveitar seu evento, contrate profissionais. Afinal, churrasco é pra celebrar!

Confira aqui nosso último post sobre “Os melhores métodos para acender a churrasqueira”.

Os melhores métodos para acender a churrasqueira

Se você já tentou pilotar uma churrasqueira, então sabe como acendê-la pode ser difícil. Nós já te ensinamos a fazer um bom fogo, mas você tem alguma ideia de como começá-lo? Continue lendo que você vai aprender.

Antes de qualquer coisa, a palavra de ordem é: segurança. Quando falamos de churrasco, especialmente de acender a churrasqueira, todo cuidado é pouco. Por isso, procure sempre usar luvas e um avental, além de utensílios que facilitem o manuseio da carne à distância, como uma pinça ou um garfo de churrasco.

Fique sabendo que álcool gel é o combustível mais seguro e prático para essa tarefa. Falando em praticidade, mantenha o carvão sempre o mais seco possível e procure investir em um bom carvão, ou você pode ter problemas.

Além disso, para manter o fogo aceso, você pode separar alguns pedaços de carvão no canto da churrasqueira ou ir acrescentando, à medida que considerar necessário. Por último: o ponto ideal da brasa é quando ela estiver com uma fina camada branca em sua superfície – isso é potássio e vai dar um sabor especial ao seu churrasco. Vamos aos métodos?

O mais econômico: só jornal

Nada de álcool gel, álcool ou óleo, você só vai precisar de jornal e um fósforo. Envolva algum objeto cilíndrico com uma boa camada de jornal – você pode fazer isso simplesmente criando um copo ou com vários rolos, um sobre o outro. No centro da churrasqueira, aninhe em um punhado de carvão. Retire o objeto com cuidado, preencha com um pouco de carvão e use um pedaço de papel para atear fogo no interior. Cubra com mais carvão, tomando cuidado para não abafar o fogo.

Esse método é bom porque seu fogo é duradouro, mas tem dois problemas: funciona melhor com churrasqueiros mais experientes e jornal possui tinta, que tem componentes químicos que podem se juntar à fumaça e afetar a qualidade do seu churrasco. Aliás, faz bastante fumaça, não é atoa que também é conhecido como vulcão.

Variação do vulcão

Quer garantir? Acrescente álcool gel ao jornal e carvão, ou embeba o jornal em álcool ou pequenas quantidades de óleo.

O mais saudável: pão

Isso mesmo. Pegue um pedaço de pão, de preferência duro. Se for usar álcool gel, vai precisar retirar o miolo dele, para que sirva como uma espécie de recipiente, o qual você deve preencher. No caso de álcool ou óleo, não é necessário fazer isso, apenas embebê-lo totalmente nessas substâncias. Coloque no meio do carvão e ateie fogo com cuidado. Cubra com mais um pouco de carvão e pronto. Você também pode usar mais de um pedaço de pão e espalhar a substância que estiver usando sobre o monte de carvão.

O lado positivo desse método é que gera um fogo rápido e duradouro, mas pode ser necessário abaná-lo bastante para manter aceso.

Papel higiênico e óleo

Nesse método, você pode aproveitar o papelão dos próprios rolos, se quiser, preenchendo-os, ou fazer grandes chumaços de papel higiênico e embebê-los em óleo de cozinha. Semelhante aos anteriores, coloque sob o carvão, ateie fogo e abane. Você pode usar vários rolos ou chumaços espalhados pela churrasqueira e fazer uma pirâmide de carvão sobre eles.

Pega fogo rápido, mas libera uma fumaça muito escura e tóxica, e pode ser preciso abanar muito para dar certo.

O mais comum: álcool puro

O mais comum, mas também o mais perigoso. Espalhe uma boa quantidade de carvão pela churrasqueira, mantendo os pedaços maiores no fundo. Despeje sobre isso uma quantidade generosa de álcool. Ateie fogo do mesmo modo dos métodos anteriores.

Esse método funciona, mas pode desperdiçar uma grande quantidade de álcool e, além de não ser o mais eficiente, é muito perigoso.

E aí, gostou? Com essas dicas, você certamente vai impressionar da próxima vez que tiver que acender a churrasqueira. Saber fazer isso é muito bom, mas se você não quiser se preocupar e nem correr riscos desnecessários, contrate um profissional! Há churrasqueiros e buffets de churrasco que cuidam de tudo isso para que você só tenha que se preocupar em curtir a festa.

Confira aqui nosso último post sobre “Formas de limpar a churrasqueira”.

3 maneiras eficientes de limpar churrasqueira

Qual a hora do churrasco em que todo mundo sai correndo? Quando aquela picanha mal passada, suculenta e com uma camada generosa de gordura fica pronta? Claro que não. É na hora de limpar a churrasqueira. Convenhamos, churrasco é uma maravilha – mas deixar tudo organizado no final… Dá trabalho.

Entretanto, manter a churrasqueira sempre limpa e com a manutenção em dia é essencial para garantir a qualidade e sabor dos próximos churrascos, evitar qualquer risco alimentar e prolongar sua vida útil.

Você sabe como limpar sua churrasqueira? O primeiro passo é estar atento ao tipo da sua. Ela pode ser:

  • De ferro, são as que mais oxidam (enferrujam);
  • De inox, que não funciona muito bem com materiais abrasivos, já que podem riscá-la;

  • Elétrica, cujos componentes não devem ser molhados ou colocados em fornos autolimpantes;

  • De alvenaria, que também não devem ser lavadas, pois há risco do aparecimento de trincas em sua superfície.

Dito isso, observe algumas dicas que vão te ajudar, independentemente do método que você escolher:

Forre sua churrasqueira de ferro com papel alumínio

Isso vai impedir que a gordura ou o sal grosso caiam sobre as superfícies metálicas, o que faz com que enferrujem, além de facilitar na hora de descartar os resíduos – aliás, faça isso em um recipiente não inflamável, para evitar qualquer risco.

Limpe a churrasqueira enquanto ainda estiver quente

Se você fizer isso, além de prolongar a vida útil da sua grelha, por deixá-la menos tempo exposta a substâncias corrosivas, vai impedir que a gordura esfrie, se tornando uma crosta e dificultando a limpeza. Mas use uma luva, você não vai querer se queimar. Outra coisa que você pode fazer é colocar alguns dos componentes dentro de um forno autolimpante e deixar por vinte minutos.

Evite molhar ou usar produtos químicos agressivos

Essa dica é especialmente válida quando ela é feita de ferro ou de alvenaria. A umidade faz com que o metal enferruje e, levando em consideração que você usa a churrasqueira para preparar alimentos, produtos químicos mal removidos não são uma boa ideia. Além disso, essa abordagem é pouco higiênica, já que não remove completamente as bactérias.

Agora que você está craque, que tal conhecer alguns métodos de limpeza para sua churrasqueira?

Como limpar churrasqueira com pão de sal

Já imaginou? Esse é, provavelmente, o método mais simples – mas pouco higiênico. Pegue um pão velho que esteja bem duro, coloque sua grelha ou churrasqueira sobre alguma superfície apropriada para realizar a limpeza e esfregue bem o pão sobre ela. Ele vai esfarelar, mas não tem problema, faz parte do processo. Quando terminar, vire para o outro lado e repita o processo.

Como limpar churrasqueira com raspador

Ele é feito especialmente para isso e você pode encontrá-lo facilmente em supermercados ou lojas de churrasco. Esfregue as superfícies da churrasqueira com as cerdas duras do raspador. Os restos devem sair fácil, mas se ainda assim houver gordura ou carne, raspe com a parte metálica. Além disso, há um pequeno entalhe, nas laterais da ferramenta, apropriado para limpar entre as laterais das grelhas.

Como limpar churrasqueira com solução corrosiva

Esse é o melhor método para garantir que toda a gordura e os resíduos do churrasco sejam eliminados da sua churrasqueira. Misture os seguintes ingredientes:

  • ½ litro de água
  • Suco de ½ limão;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • 1 colher de sopa de sapólio;
  • 1 colher de sopa de sal.

Aqueça, umedeça uma escova ou bucha na mistura e esfregue bem. Depois de secar todo o material, prepare uma solução com bicarbonato de sódio (uma colher para um copo de água) e espalhe sobre a churrasqueira – não precisa secar. Isso vai impedir que ela oxide.

Satisfeito? Você ainda pode usar panos úmidos ou misturas quentes de água com detergente para limpar sua churrasqueira. Se você não quer se preocupar com nada disso, contrate profissionais para cuidar do seu churrasco e se preocupe apenas em curtir sua festa!

Confira aqui nosso último post sobre “Como assar um cupim perfeito na brasa”.

Como assar um cupim perfeito na brasa

Se você perguntar a qualquer churrasqueiro profissional qual é o segredo de assar um cupim perfeito, a resposta será… Paciência. Trata-se de uma carne versátil, que pode ser assada na brasa, no forno ou até cozida na panela de pressão, mas nunca se você estiver com pressa.

Isso porque da preparação até servir o tempo varia de 4 a 5 horas, até ultrapassando isso. Portanto, apesar de ser uma peça deliciosa quando bem feita, não faça dela o único prato do seu churrasco! Senão seus convidados podem ficar bastante impacientes.

Alcançar o ponto perfeito do cupim é uma tarefa para os churrasqueiros experientes, mas se você observar alguns pontos importantes, já terá meio caminho andado. Confira alguns deles abaixo:

Aproveitar as grandes quantidades de gordura

O cupim é uma peça das costas do boi. Ao contrário da picanha, não tem uma camada de gordura bem distinta. Ela se espalha pelas fibras, juntamente a alguns nervos. É uma das peças mais gordurosas do animal, e você tem que tirar proveito disso. É um detalhe fundamental no bom preparo do corte.

A gordura derrete e é expelida do interior à superfície da carne, ajudando a assá-la – é por isso que se cobre a peça com alumínio ou papel celofane para churrasco.

Abusar da versatilidade no preparo do cupim

Como já citado, você pode preparar o cupim de várias maneiras, bem como usar a sua criatividade para caprichar nos temperos. Há quem goste de rechear a carne com bacon e linguiça; temperar com pimenta, manteiga, pasta de alho e outros condimentos. Como estamos falando de churrasco na brasa, vamos manter a simplicidade: sal grosso.

A distância certa da brasa

Para assar um cupim, é necessário ter uma churrasqueira adequada. Você, definitivamente, não deve tentar assar o cupim se só puder fazê-lo próximo da brasa, nem, tampouco, fazer isso de propósito esperando que fique pronto mais rápido – isso vai estragar o seu ponto, deixando-o duro.

Além disso, o preparo será dividido em etapas. E isso define o tipo de churrasqueira que será necessária, pois no começo o espeto deverá ser posicionado longe da brasa, e conforme o processo evolua, mais próximo. Lembrando que a brasa deve ser sempre uniforme e não cheia de labaredas.

Bote a mão na massa

  • Escolha uma peça de 1,5 a 3kg, observando o tom da gordura, que deve ser bem pálido ou levemente amarelado – se passar disso, vai ficar dura;
  • Faça nela vários furos (não precisa ser muito profundo, apenas alguns centímetros), isso vai garantir sua maciez;
  • Salpique sal grosso, esse é o momento no qual você soltaria a sua criatividade, acrescentando temperos e condimentos diversos, e dependendo, até teria de deixar a carne marinando, mas hoje vamos simplificar e falar de um preparo fácil para churrasco;
  • Espete a peça, de preferência com um espeto único, de uma só lâmina;

  • Enrole-a, com papel celofane de churrasco (ideal, pois você conseguirá acompanhar quando a gordura estiver borbulhando e ajudando a assar a peça) ou papel alumínio, dando algumas voltas – algumas receitas sugerem 8 voltas, para um preparo no forno, mas o importante é a pressão no interior do embrulho;

  • Coloque para assar, aqui é a hora em que você vai precisar de paciência! Espere em torno de duas horas, quando você deve virar a carne e esperar a mesma quantidade de tempo;

  • Desembrulhe, mas cuidado! Prefira fazer isso sobre uma pia, pois, além de estar quente, vai derramar muita gordura, que pode cair sobre outras carnes ou levantar várias labaredas;

  • Sirva em lascas, cortando sempre os pedaços mais assados, enquanto você deixa o resto dourando;

E aí, arrebentou no cupim? Dá trabalho, né? Preparar um bom churrasco é uma verdadeira arte. Se você não quer ter que se preocupar com preparar a carne, se queimar ou ter que organizar tudo depois, contrate um profissional. Vai garantir a melhor qualidade e fazer o que há de melhor: curtir a festa.

Confira aqui nosso último post sobre “Carne no espeto ou na grelha?”.

Qual é melhor: carne no espeto ou na grelha?

Este é mais um daqueles assuntos “polêmicos” de churrasco. Mas será que existe um jeito ‘certo’ de assar a carne?

Fato é que a preferência muda de pessoa para pessoa e de região para região. No sul do Brasil, por exemplo, a preferência é usar o espeto no churrasco. Em outras regiões do Brasil a grelha faz mais sucesso entre os churrasqueiros.

Vamos então falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do uso do espeto e da grelha.

No espeto

O espeto é o instrumento mais tradicional no churrasco brasileiro. Por isso, a maioria dos seus defensores não aceitam que o churrasco tradicional possa ser feito na grelha. Ele é um item prático, preciso e mais simples de se usar e controlar.

Existem até churrasqueiras que giram os espetos sozinhas, bastando espetar a carne temperada nele e levar ao fogo. A desvantagem é que o espeto perfura a carne, deixando vazar o sangue. Isso faz com que a carne perca um pouco do suco na hora de assar.

Na grelha

Com relação à grelha, ela não é tão tradicional no Brasil, mas é muito usada em outros países latinos. São as famosas parrillas, muito comuns no Paraguai, Uruguai, Argentina e etc. A grelha precisa de um pouco mais de atenção e refino do churrasqueiro, que deve ficar atento,  sempre virando a carne por conta própria para que fique assada por igual.

A grande vantagem da grelha é que a carne não perde o suco pela perfuração de suas fibras, ficando menos “ressecada”. Além disso, dependendo do tamanho da grelha é possível assar um volume maior de carne de uma só vez, sendo mais produtiva e eficiente a curto prazo.

Cada peça pede uma coisa

Um ponto muito importante a ser considerado é que existem cortes mais apropriados para a grelha, e cortes que se encaixam melhor com o espeto. Por exemplo: as partes com osso, como a costela e o frango, e outros ingredientes, como banana, linguiça e queijo, podem ser assados na grelha que terão um ótimo resultado.  As carnes em pedaços maiores, como uma maminha inteira, alcatra e picanha, podem ser assadas no espeto.

Conclusão

Mais uma vez, não existe certo ou errado. A picanha, por exemplo, dependendo do corte assa melhor no espeto (como são servidas nas churrascarias), mas também pode ser cortada para a grelha (de dois a três dedos espessura).

Essas são algumas informações que valem ser consideradas, mas a escolha entre grelha ou espeto deve ficar a cargo do churrasqueiro, que deve ter em mente o principal objetivo do churrasco: assar uma boa carne e aproveitar a vida ao lado de quem a gente gosta. É ou não é?

Bom churrasco e até a próxima!

Confira aqui nosso último post sobre “Costela na brasa? Sim, e fica uma delícia!”

Costela na brasa? Sim, e fica uma delícia!

Um dos cortes que costuma ser pouco utilizado pelos churrasqueiros é a costela. Muitos não tentam por medo de errar nela. Mas, conhecendo bem suas características e sabendo fazer, ela se torna uma das carnes mais saborosas do churrasco. Chega a superar, muitas vezes, a tradicional picanha (sim, a picanha!) em sabor, suculência, maciez e textura.

Inicialmente, é importante afirmar que a chave para uma boa costela é a paciência. Isso é porque sua carne fica presa aos ossos e possui muita gordura, queimando com mais facilidade. Ela precisa de muito cuidado para cozinhar por inteiro sem queimar, podendo consumir algumas horas do seu churrasco. Mas em compensação, quando ela fica pronta, se transforma na “cereja do bolo” de qualquer churrasqueiro.

Antes da grelha

Primeiramente, deve-se colocar toda a peça deitada em uma superfície grande o bastante para que ela caiba por inteiro e ainda sobrar um espaço para que você consiga  movimentar e “trabalhar” a carne. Em seguida, é preciso fazer cortes horizontais e diagonais na parte da gordura, cruzando os cortes, como se fosse um tabuleiro de damas/xadrez. Depois disso, tempere a costela com um pouco mais de sal grosso que o normal e coloque-a no espeto/grelha por 20 minutos, virando a carne a cada 5 minutos para melhor penetração do sal.

Na grelha

Tire a costela do fogo, retirando também o excesso de sal que ficou na carne. Agora coloque-a para assar na parte mais alta da churrasqueira, no fogo mais baixo que conseguir, por 4 a 5 horas. Quando os ossos da costela começarem a aparecer, pode virar a peça e assá-la do outro lado por mais 1 hora. Depois disso a costela estará pronta para servir. O ponto ideal da costela fica entre mal passado e ao ponto. Mas, se você prefere a carne bem passada, será preciso assá-la por mais algum tempo.

Hora de comer!

A costela na brasa fica tão saborosa, suculenta e macia que dá para separar algumas partes com as próprias mãos. Para muitos é o corte mais apreciado do churrasco. No sul do Brasil é muito comum a preparação das carnes (incluindo as costelas) no fogo de chão e, para a maioria, a costela é a parte preferida, não podendo faltar em nenhum churrasco.

Seguindo direitinho estas dicas, e segurando a ansiedade para só tirar a carne quando ela estiver no ponto certo, não tem como errar. E não é necessário enrolar a costela em papel vegetal, celofane ou alumínio. A vantagem destes materiais é poder fazer a costela em menos tempo. Contudo, se você tiver tempo de sobra para o seu churrasco, tente fazer esta versão. Ela fica uma delícia! Você não vai se arrepender.

Bom churrasco e até a próxima!

Confira aqui nosso último post sobre “Tempero ideal para churrasco: só sal grosso ou temperos variados?”